Os “11 Princípios de Propaganda” atribuídos a Joseph Goebbels são frequentemente citados e são amplamente discutidos como uma síntese dos métodos e abordagens que Goebbels e o regime nazista empregaram para manipular a opinião pública.
Será que são utilizados ainda hoje?
Aqui estão eles:
1. Princípio da Simplificação e do Inimigo Único
Reduza os problemas sociais complexos a uma causa simples e identifique um inimigo comum para culpar por eles.
2. Princípio da Orquestração
Crie uma mensagem propagandística única, clara e coerente que seja repetida incessantemente para garantir sua penetração na mente do público.
3. Princípio da Transposição
Projetar as frustrações e ansiedades do público-alvo em um inimigo específico para mobilizar ódio e hostilidade contra ele.
4. Princípio da Unanimidade
Busque a unanimidade em torno da mensagem propagandística, incluindo figuras de autoridade e personalidades influentes para reforçá-la.
5. Princípio da Propaganda pelo Exemplo
Use exemplos de indivíduos ou grupos que adotaram a mensagem propagandística para inspirar outros a seguir o mesmo caminho.
6. Princípio da Retração
Remova constantemente mensagens propagandísticas contrárias e as substitua por sua própria mensagem.
7. Princípio da Vulgarização
Apresente a mensagem propagandística de uma maneira simples e vulgar para que ela possa ser compreendida e aceita pela massa.
8. Princípio do Orador Único
Concentre-se em uma única mensagem propagandística e uma única voz para garantir que ela ressoe na mente do público e não seja diluída por outras mensagens.
9. Princípio da Transferência
Associação da mensagem propagandística a símbolos, imagens ou eventos que já tenham aceitação popular para aumentar sua credibilidade.
10. Princípio da Exaustão
Continuamente promova mudanças e renovações na mensagem propagandística para evitar a fadiga do público e garantir seu interesse contínuo.
11. Princípio da Unanimidade Inversa
Crie a impressão de que a opinião propagandística é universalmente aceita, mesmo quando não é, para induzir conformidade e aceitação entre aqueles que se opõem a ela.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.